Depois do Itaú, grupo Anonymous ataca site do Bradesco
31/1/2012 - novohamburgo.org / Folha Online
Depois do Itaú, grupo Anonymous ataca site do Bradesco
Ação seria protesto contra a corrupção e continua durante a semana. Ataque não oferece grandes riscos à segurança de dados.
Depois de assumirem a autoria pelo ataque à página eletrônica do Itaú, na segunda-feira, dia 30, os hackers brasileiros do grupo Anonymous diz ter tirado o site do Bradesco do ar por volta das 10 horas desta terça, 31.
Por nota, a assessoria de imprensa da instituição informou que o site recebeu um volume de acessos superior à média e que apresentou intermitência, mas que não chegou a ficar fora do ar.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos – Febraban, as instituições financeiras têm “mecanismos e contingências capazes de inibir eventuais ataques como os supostamente seriam tentados contra os bancos”. A entidade ressalta que “vem postulando com empenho a aprovação de lei especifica que criminalize ataques e fraudes eletrônicas”.
PROTESTO – O Anonymous diz por meio do Twitter que a ação é um protesto contra a corrupção e será feita ao longo da semana. O grupo bombardeia um servidor com pedidos de acesso para um site até que ele atinja o limite de sua capacidade e fique indisponível.
Especialistas em segurança da informação ouvidos pelo jornal Folha de S.Paulo afirmam que este tipo de ataque não oferece grandes riscos à segurança de dados armazenados. No entanto, devem ser acompanhados com atenção, para evitar que este ataque seja um disfarce para que os hackers tentem outras formas de ataques e invasões ao servidor alvo.