PM prende acusado de estuprar e arrancar coração de garota de 10 anos em MG
postado por BRUNO WILLE
-
Polícia Militar de MG/Divulgação
Jairo Lopes, 42, foi preso na zona rural de Joaquim Felício (MG) na manhã desta quarta-feira (8) pela Polícia Militar
Acusado de estuprar, assassinar e tirar o coração de uma garota de 10 anos, em Buenópolis (MG), Jairo Lopes, 42, foi preso na zona rural de Joaquim Felício (MG) na manhã desta quarta-feira (8). Após cinco dias de caçada ao suspeito, que envolveu uma equipe de 30 homens e um helicóptero da PM (Polícia Militar), Lopes foi encontrado escondido em um matagal, próximo a uma fazenda.
De acordo com a PM, durante esse período, Lopes adotava estratégias para dificultar sua captura, como andar no meio do mato usando apenas uma calça jeans, sem camisa, o que dificultava a sua visualização.
Trabalhadores rurais da propriedade rural saíam pela manhã para a lavoura, quando encontraram Lopes escondido na mata, numa área próxima à rodovia BR 135. O acusado foi reconhecido imediatamente e amarrado com cordas pelos trabalhadores, que chamaram a PM. De acordo com a polícia, houve um início de aglomeração e algumas pessoas que estavam no local tentaram agredir Lopes, mas foram contidas.
Após a prisão, ele foi levado de helicóptero da PM para Curvelo (MG), onde será ouvido por um delegado da Polícia Civil. O MP (Ministério Público) de Minas Gerais também vai acompanhar o caso. Durante a viagem, ele negou ter cometido o crime. Não foi ainda designado um advogado para fazer a defesa do acusado.
Segundo o tenente-coronel Giovanni Idalmo de Faria, responsável pela operação de prisão do acusado e que o acompanhou na viagem de helicóptero, Lopes aparentava tranquilidade.
"Tivemos que tirá-lo rapidamente do local por causa das revolta dos moradores. Em conversa que tivemos, ele confirmou ser autor de um homicídio no passado, mas não confirmou ser autor do crime contra a garota", disse.
Lopes é acusado de estuprar, assassinar e retirar o coração da garota Raiane Aparecida Cândida, 10, no distrito de Siriema, em Buenópolis, na semana passada. Ele era vizinho da garota.
O sumiço
Antes do crime, Lopes já era procurado pela polícia por homicídio, outro estupro e roubo. Ele usava identidade falsa e, uma semana antes de matar a menina, apareceu no imóvel em que a garota morava com a família.
A garota não tinha sido mais vista após sair de casa sozinha para ir à escola na manhã de quarta-feira (1º). O pai da menina disse que normalmente a filha voltava para casa por volta das 14h. Como a criança não apareceu, ele foi até a escola, onde foi informado que Raiane não havia aparecido. O motorista do ônibus escolar contou que passou no ponto em que costumava pegar a estudante, mas ela não estava.
Com o registro do desaparecimento da garota, policiais civis e militares começaram a fazer buscas no município. Na quinta-feira (2), a estudante foi encontrada na zona rural de Buenópolis. Seu corpo estava coberto. Além de sinais de abuso sexual, tinha diversas lesões e uma perfuração no estômago. Seu coração não foi encontrado.
A menina era filha caçula e tinha um irmão de criação de 18 anos. Há cerca de oito meses, sua mãe morreu e ela era criada pelo pai e pela avó materna.
ACUSADO DE MATAR E ARRANCAR CORAÇÃO DE MENINA QUER AJUDA DOS DIREITOS HUMANOS, ELE TEM MEDO DE SER ESTUPRADO POR PRESOS
Nesta quarta-feira, 08, Jairo Lopes, um suspeito de 42 anos foi preso por policiais civis no município de Buenópolis, região central de Minas Gerais. Ele é suspeito de estuprar,assassinar e arrancar o coração de uma menininha de apenas dez anos de idade. O caso aconteceu em uma região que fica a quase 300 quilômetros da capital, Belo Horizonte. O crime foi realizado na semana passada e chocou o estado. A repercussão da barbaridade também foi rápida e em todo o Brasil. De acordo com uma fonte da Polícia, por enquanto, o homem não está com outros presos. Ele teria pedido aos policiais para não colocá-lo em uma cela conjunta com medo de ser morto e estuprado.
Ao todo, Policiais demoraram seis dias para encontrar o homem. Ele tinha táticas para fugir, evitando usar o nome de verdade ou usar identificações que facilitarem o seu encontro. Jairo fugiu do Presídio de Montes Claros no ano de 2012 e estava foragido há quatro anos. Por conta da repercussão do caso, a imagem do suposto estuprador e assassino ficou passando o tempo todo na TV local e foi publicada amplamente em jornais e na internet. Por isso, moradores da Zona Rural acabaram identificando o homem.
Ele estava em uma fazenda, a aproximadamente 15 quilômetros de onde ocorreu o crime. Antes da Polícia chegar, moradores da região chegaram a ameaçar linchar o foragido. No entanto, felizmente, o bom senso imperou e nada de criminoso foi realizado com o homem suspeito de cometer um crime horripilante.
Não é a primeira vez que Jairo teria cometido um estupro. Ele foi preso justamente acusado de cometer esse crime na primeira década dos anos 2000. Além de violação de corpos, ele foi preso por roubo e homicídio. A Polícia deve investigar ainda se o homem teria cometido outros crimes parecidos na região. A menina de dez anos assassinada foi vista pela última vez quando ia para a escola. O corpo dela foi encontrado horas depois por policiais. O cadáver estava sem o coração, espantando até mesmo policiais acostumados com crimes bárbaros.