TERRORISMO NO RIO DE JANEIRO
TERRORISMO NO RIO DE JANEIRO
Segundo o dicionário do Aurélio, Terrorismo significa o modo de combater ou ameaçar pelo uso sistemático do terror. Ainda segundo o dicionário, Terror é o estado de grande pavor, grande medo ou susto.
Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de janeiro em menos de 02 meses aproximadamente 20 veículos foram incendiados em diferentes pontos do Grande Rio, inclusive em bairros nobres da Zona Sul como Flamengo e Laranjeiras espalhando o pânico e o medo na população.
O objetivo desta nova maneira de atuação da criminalidade no Rio de Janeiro, Terrorismo, que não tem tipificação no Código Penal, é o de enaltecer a resistência do poder paralelo frente à nova forma de atuação das Forças Públicas de Segurança.
Carros incendiados, cabinas de polícia metralhadas, artefatos lançados contra a população, arrastões com homens fortemente armados nada mais são do que táticas de Terror que Grupos terroristas Internacionais como a Al-Quaeda (Árabes Islâmicos), Hezbollah (Líbano), Al-Fatar (Palestinos), Farcs (Colombia), utilizam disseminando o pânico.
Diante do quadro acima podemos com certeza afirmar que no Brasil em especialmente no Rio de Janeiro existe Terrorismo e que os episódios expostos sirvam de lição para que os governantes avaliem melhor a Segurança nos Portos, pois nada impede que essas mentes criminosas se voltem para a área portuária.
Miroldo Zogahib
Gestor de Segurança Portuária
Graduado em Segurança Empresaria pela Universidade Estácio de Sá
Chefe de Segurança da Libra Terminais no Cais do Porto do Rio de Janeiro
SSP com matrícula na SENASP .
PFSO – IMO – ISPS CODE